Novas derrotas
De Merval Pereira:
A política externa brasileira sofreu ontem duas novas derrotas no seu confronto com os Estados Unidos. O Conselho de Segurança da ONU se reúne hoje para definir as sanções contra o Irã devido ao seu programa nuclear, e a Organização dos Estados Americanos (OEA), por pressão da secretária de Estado Hillary Clinton, formou uma comissão especial para preparar o retorno de Honduras ao órgão.
Nos dois casos, o Brasil está em posição oposta à dos Estados Unidos e tentou, sem sucesso, inviabilizar a solução defendida pelos americanos.
No caso de Honduras, o Brasil insiste na tecla de que a situação só se normalizará com o retorno do ex-presidente Manuel Zelaya ao país sem ter que responder pelos crimes de que é acusado — tentativa de golpe e corrupção.
O presidente eleito Porfírio Lobo, não reconhecido pelo governo brasileiro, mas considerado pelos Estados Unidos eleito normalmente e democrático, não aceita essa "anistia" defendida pelo Brasil e alguns outros países da região, com o apoio do secretário-geral da OEA Manuel Insulza.
O fato de que uma comissão analisará a situação democrática em Honduras para definir seu regresso à OEA deixa a questão um passo adiante da picuinha dos aliados do ex-presidente, que condicionam o retorno a uma espécie de satisfação a Zelaya.
O Brasil participou de uma manobra chavista para criar um fato consumado, abrigando o presidente deposto na nossa embaixada em Tegucigalpa, de onde atuava politicamente para recuperar o poder.
Com a eleição realizada normalmente, Zelaya teve que sair da embaixada com um salvo-conduto do novo governo eleito democraticamente, sem condições políticas de permanecer no país.
Agora, tenta regressar com o apoio dos mesmos países na OEA, mas tudo indica que o retorno de Honduras ao organismo regional está sendo analisado com prioridade sobre uma eventual anistia.
" NÃO SE MEDE A RIQUEZA DE UM PAÍS PELO TAMANHO DO SEU PIB, MAS SIM, PELA QUALIDADE DE VIDA DE SEU POVO..." 04/04/2011.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(36)
-
▼
junho
(18)
- VEJAM COMO A MAÍORIA DOS NOSSOS DEPUTADOS TRABALHA...
- INSTITUTO CRITICA ELEIÇÃO DE DILMA
- DUAS NOVAS DERROTAS
- JULGAMENTO PRECIPITADO
- QUESTÃO DE CLASSE
- REFORMA DA PREVIDÊNCIA
- ESTADO FORTE, PAÍS PÁLIDO
- BLOG DA DILMA: Quem precisa de dossiês?
- SAUDE PUBLICA,DE GERALDINHO VIEIRA
- HIPERTROFIA
- DO BLOG DO NOBLAT
- A QUESTÃO AMBIENTAL
- LULA É VAIADO
- LULA ACHA QUE BRASILEIROS DEVEM PAGAR MAIS IMPOSTOS
- LULA E DILMA QUEREM MAIS IMPOSTOS
- CCJ APROVA REFORMA DO CPP
- ACABA VOTO SECRETO PARA CASSAÇÃO DE PARLAMENTAR
- ESTADOS E MUNICIPIOS SERÃO OBRIGADOS A DIVULGAR RE...
-
▼
junho
(18)
Nenhum comentário:
Postar um comentário