quarta-feira, 11 de maio de 2011

Como havia prometido a vocês aqui estão algumas receitas deliciosas...

A culinária no Macico de Baturite, e a colonização do seu povo.

De Vera Lazar Carneiro
Profa. de gastronomia e hotelaria
IPSAR – Itália
E mail. vclazar@hotmail.com

O Ceara e um estado que conta com uma linda serra, a qual tem suas caracteristicas próprias devido seu clima frio e úmido e temperaturas medias em torno de 22 ºC

Por isto a vegetação e as culturas alimentares dado as baixas temperaturas trazem uma gastronomia diferenciada, denominada de suíça cearense muitas vezes caindo dos entre 17 º C a 12 º C no Pico Alto.
O visitante , vale a pena subir a serra, rumo a Guaramiranga, para conferir de perto esta mistura impar. Clima ameno, as belas paisagens e a tranqüilidade interiorana compõem o ambiente ideal para que cearenses e visitantes apreciem o sabor das melhores safras de vinho. Existe uma união perfeita dos vinhos com pratos das culinárias internacional, nacional e regional. Um verdadeiro encontro enogastronômico..

A história da ocupação do Maciço e ligada à colonização portuguesa na década de 1680.
A base da alimentação foi da agricultura de subsistência cuja propriedade serrana era o mini latifúndio. Como não havia uma agropecuária consistente e sim animais de pequeno porte dado as características da serra ser de curva de nível, so se tem noticia de possuir la caprinos e suinos enquanto que o rebanho bovino e somente na planície em menor quantidade

Colonização de um povo.

Com a chegada dos primeiros sesmeiros provenientes de Pernambuco, foi introduzido posteriormente a cultura da cana-de-açúcar, inclusive, nascendo algumas usinas de açúcar em Redenção. Por volta de 1840, o café chega a Serra de Baturité, tornando a região como principal produtor cearense (metade do século XXI). Foi fundada Vila Real pelo ouvidor geral da capitania do Ceara Victorino Soares Barbosa, somente parte da +serra de Baturite+ foi ocupada neste território.A vila de Baturite surgiu em 1841 significando +serra verdadeira+

Quanto as frutas são originarias dos pomares, chácaras e sítios encontradas nas propriedades das serras e parecem nos licores, nas batidas, nos sucos, refrescos que ajudam a matar a sede. Há uma variedade e encontram-se em abundância, dependendo da safra. O sabor tropical pode ser degustado são elas a jaboticaba, o caju, mamão, coco, murici, manga, cajá, sapoti, graviola, siriguela, pitomba, cajarana, maracujá,goiaba, abacaxi,banana , jaca , acerola, e murici, entre outras. Delas são produzidos os mais saborosos sucos, doces e sorvetes que deixam qualquer um com água na boca.

No Maciço há o cultivo de Hortaliças, café e flores (caracterizada pela agricultura de pequena escala devido o relevo acidentado e estrutura fundiária fragmentadaA Sub-Região dos Vales, composto pelos municípios de Baturité, Capistrano, Aracoiaba, Itapiúna, Redenção e Acarape, têm como principais potencialidades econômicas a produção de grãos e cana-de-açúcar.Já nos municípios de Ocara e Barreira, tem como principal potencialidade econômica a exploração do caju
a banana e castanha são responsáveis por milhares de empregos diretos e indiretos.

Mulungu, e um dos municípios mais frios. A terra dá bom café e são muitos os sítios que os cultiva por lá, sem esquecer dos antigos engenhos de cana-de-açúcar que ainda existem, produzindo a deliciosa rapadura característica.

Pacoti atualmente , tem a cultura do Chuchu, banana, café, milho, feijão e cana de açúcar.

Vamos ao calendário do ano e sua programação
No mês de Setembro , há o Festival de Gastronomia em Palmácia

* Já em Outubro 14 e 15 - Encontro de Gastronomia em Guaramiranga

* E em Novembro, festa Móvel Festival de Vinhos de Guaramiranga

* Já em Novembro

* 01 -Festa do Caju em Itapiúna

* 01 - Festa das Almas em Ocara

* 02 - Festa da Rainha do Caju em Ocara

* 11 - Baile do Caju em Barreira

* Móvel Festa do Alho em Aratuba

Todas estas datas podem sofrer pequenas modificações mas há um tendência a serem mantidas como parte das tradições e sabores da terra.

Em Junho, Guaramiranga é transformada na cidade serrana cearense da enogastronomia internacional. De 03 a 06 de junho.

Culinária é arte de preparar alimentos saborosos... Misturando arroz, feijão, manteiga da terra, queijo e nata, vamos ter uma obra-prima da culinária: o nosso tão querido baião-de-dois. Paçoca, cuscuz, peixada, galinha a cabidela.
Muitas destas delícias da culinária típica do estado do ceara que também são encontradas no percurso , estrada que liga fortaleza ao maciço , e será capaz de deixar qualquer turista de água na boca.

Quanto as frutas e seus doces , Siriguela, cajarana, graviola são também delícias que complementam a fantástica culinária de nossa cidade. E temos ainda o caju, um verdadeiro poema de sabor e beleza, exclusivo do litoral nordestino e um dos principais produtos de exportação do Ceará (castanha de caju, doces cristalizados,compotas, cajuína, mel, licores, paçoca de caju, sorvetes, cachaça, sucos). o que traz o turista de volta e pode ser adquirido nos pequenos comércios ao longo da rodovia.

De volta a casa o turista ficara semanas com seus frutos e sabores alem da lembranca de ter conhecido o melhor da serra,passamos as receitas aos leitores para serem saboreadas, faca você mesmo.

1.CUSCUZ
Ingredientes: 1 pacote de milharina, Água, Leite e manteiga, Leite de Côco (opcional) Misture aproximadamente 1 pacote de miharina e de água. Vá misturando até ficar uma massa bem molhada. Deixe descansar por 20 minutos. Esfarele com as mãos e ponha na cuscuzeira (se quiser em ponto de partir, encalque bem com as mãos). Leve ao fogo para cozinhar. Quando estiver pronto, despeje em cima um pouco de leite com manteiga dissolvida (pode ser leite de côco).

2.FAROFA DO SERTÃO Ingredientes: 1 cebola, Leite a gosto, Água Cheiro verde picado, Manteiga, Farinha Refogue a cebola na manteiga (1 colher de sopa cheia). Acrescente um pouco de leite e um pouco d'água. Deixe descansar um pouco. Quando esfriar, acrescente a farinha e o cheiro verde picado.

3.FAROFA DE CUSCUZ Ingredientes: 1 cebola, 1 pimentão, 1 pacote, de milharina, Tomates a gosto, Cheiro verde Refogue a cebola na manteiga e um pouco de pimentão cortado em cubos. Acrescente o cuscuz já pronto, esfarelado, tomates e cheiro verde cortados bem miudinhos. Se quiser passe essa farofa na panela que foi feita a carne, aproveitando o molho que ficou ao fundo.

4.PAÇOCA Ingredientes: 1k de carne de sol ,Pimenta (opcional), Alho, Vinagre, Cebolas vermelhas (a gosto), Farinha de mandioca, Óleo e Água. Ponha a carne de molho, trocando a água de vez em quando para tirar o excesso do sal. Tempere e deixe tomar gosto. Refogue com um pouco de óleo e acrescente água quente suficiente para a carne ficar macia. Quando a água secar, acrescente mais óleo e frite a carne. Junte as cebolas em rodelas e refogue mais um pouco. Tire o excesso de gordura e acrescente a farinha. Passe a carne com a farofa no liqüidificador, ligeiramente. Se gostar ponha mais cebolas em rodelas.

5.CARNE DE SOL AO FORNO Ingredientes: 1k carne de sol, 1 litro de leite, Pimenta (opcional), Alho, Óleo, Manteiga, (Sugestão: Usando a manteiga da terra fica mais saboroso) Ponha a carne de sol de molho de um dia para o outro. Escorra, tempere com pimenta (opcional), alho e deixe mergulhada no leite pelo menos por 1 1/2 horas. Unte uma forma com óleo, pincele a carne com manteiga e leve ao forno para assar, regando de vez em quando com o leite.

6.FEIJÃO A MODA CEARENSE DA SERRA Ingredientes: 250 gr feijão carioquinha ou mulatinho 250 gr carne seca,200 gr de linguiça,1 cebola média,4 dentes de alho,orégano, pimenta calabreza a gosto
Cozinhe o feijão numa panela de pressão por 15 minutos e reserve. Numa frigideira refogue a carne seca cortada em pedaços pequenos, juntamente com a linguiça, cebola e o alho. Quando estiver tudo frito, coloque na panela de pressão, juntamente com o feijão e cozinhe por mais 15 minutos. Bom apetite

7.BAIÃO DE DOIS Ingredientes: Feijão catado, lavado, e deixado de molho por algum tempo. Temperos (alho, cebola, pimentão, tomate e cheiro verde). Toucinho, arroz e queijo. Cozinhe o feijão de corda com temperos e toucinho. Depois de pronto, acrescente o arroz e mais um pouco de temperos. Deixe secar e antes de apagar o fogo acrescente cubinhos de queijo. Se você gostar de baião- de-dois ligado acrescente mais água.

Sobremesas e doces

8.DOCE DE LEITE Ingredientes: 1 litro de leite, 2 xícaras de chá de açúcar. Levar ao forno, mexendo de vez em quando até dar o ponto desejado. Se gostar do doce de leite granulado ponha algumas gotas de limão quando o doce começar a engrossar.

9.DOCE DE BANANA MISTO Ingredientes: 1 prato de bananas em rodelas, 4 xícaras de açúcar, 2 xícaras de leite quente. Ponha o açúcar numa panela e leve ao forno para caramelar. Acrescente o leite quente e as bananas. Deixe cozinhar até o ponto desejado.

10.PUDIM DE MACAXEIRA Ingredientes: 2 xícaras de macaxeira cozida e amassada, 4 colheres (sopa) de margarina, 1 xícara (chá) de leite ½ xícara de açúcar, 4 ovos Misture a macaxeira com a margarina. Aqueça o leite e acrescente-o, juntamente com o açúcar, á mistura da macaxeira. Mexa bem. Despeje numa forma caramelizada e leve ao forno em banho-maria. Calda Caramelizada: 1 xícara de açúcar ½ xícara de água Cozinhe em fogo brando, sem mexer, até escurecer.

11.TORTA DE BANANA DIFERENTE Ingredientes: 4 ovos, 3 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de margarina, 12 bananas maduras cortadas em rodelas 1° - Peneire juntos, a farinha de trigo com o açúcar 2° - Derreta a margarina 3° - Unte a forma retangular

4°- Faça camadas alternadas com: farinha de trigo, bananas, canela e manteiga 5° - Bata as claras em neve, junte o açúcar e as gemas. Bata bastante e despeje sobre as camadas. Polvilhe com canela e leve ao forno para assar..

Nenhum comentário:

Postar um comentário